Reabilitação oral

A Reabilitação oral é a especialidade que desenvolve e cuida da harmonia funcional e estética dos dentes da boca.

Embora muitas pessoas tenham a necessidade de passar por um tratamento de reabilitação oral, poucas sabem qual a verdadeira função, e quais os benefícios de uma perfeita harmonia bucal para sua saúde (arcada dentária superior e inferior).


Vantagem de ter um belo sorriso

Além mastigar corretamente os alimentos, quem é que não quer ter um sorriso bonito? Geralmente pessoas com os dentes bonitos adoram sorrir. O sorriso transparece saúde, enrriquece quem recebe sem empobrecer que o dá.

Ter dentes bonitos faz com que as pessoas fiquem auto-motivadas, mais felizes e menos envergonhadas. Quem gosta de sorrir parece estar sempre de bem com a vida, feliz e de bom humor.

Quais sintomas posso ter devido a falta de um ou mais dentes?
De acordo com estudos recentes, foi comprovado que a pessoa que não possui uma engrenagem bucal correta (superior e inferior) e que não realiza funções básicas, como: mastigar, falar e sorrir, pode desenvolver:
• Dores de cabeça
• Problemas nutricionais
• Traumas dos músculos faciais
• Problemas psicológicos

A falta de dentes pode causar outros problemas? 
Sim. Com o passar dos anos a pessoa poderá acostumar a mastigar menos, ingerir alimentos pouco triturados e essa atitude irá dificultar o processo do aparelho digestivo, no futuro a pessoa poderá apresentar problemas nutricionais tendo que recorrer a um médico e não a um dentista.

Correção no maxilar ou na madibula
Existem casos que vão além de uma reabilitação oral. É o caso de correções mandibulares. Este tipo de analise só deve ser feita por um dentista especialista em Buco Maxilo Facial que realiza a cirurgia ortognática, técnica que corrige problemas de micrognatismo e prognatismo.

Ajuda de outros médicos
A falta de dentes na arcada dentária pode fazer com que a pessoa além de passar por um tratamento reabilitação oral, tenha que buscar ajuda de outros médicos, como: fonoaudiólogos, fisioterapeutas e cirurgiões plásticos. Esses médicos irão ajudar a reconstituir movimentos, falas ou aparência.

É importante ter todos os dentes?
Sim. Com a falta dos dentes, os músculos do rosto tornam-se ainda mais flácidos, fazendo com que a pele perca sustentação e se acumule na região do pescoço. O implante dentário Odontológico ou a reabilitação oral atenua o problema e a pessoa fica com a aparência rejuvenescida.

Além disso o ser humano precisa desenvolver as funções básicas para se alimentar. Uma pessoa precisa dos dentes para triturar os alimentos antes que ele chegue no aparelho digestivo. Caso contrario a pessoa pode não digerir os alimentos corretamente deixando de absorver as vitaminas e nutrientes necessários.