Implantes dentários 

Implantes dentários (implantodontia) e o ramo da odontologia que trata a reposição de um dente ou mais das ou das arcadas dentárias através de pilares de Titânio ou zircônia (estético) que são implantadas no osso do paciente. Estes implantes hoje em dia são chamados de implantes osteo integrado ou ósseo integrados e foram desenvolvidos por Per- Ingvar Brånemark médico.  

O qual tive o prazer de conhecer e fazer vários cursos com o mesmo. Está osteo integração faz se através entre o osso vivo e a superfície do implante em uma ampliação com microscópio óptico, O mesmo desenvolveu o protocolo de Brånemark, usou implantes dentários (6 implantes) e uma prótese total para reabilitar o paciente na arcada chamada de Prótese de protocolo de Brånemark toda. 

A partir deste ocorrido de 1960 começou a evoluir os implantes e chegou aos dias de hoje, com implantes unitários com formas diferentes, roscas diferentes, tratamento de superfície diferente.  

Perguntas mais frequentes sobre implantes dentários:

1.Quais os benefícios de fazer um implante dentário? 

Os implantes dentários melhoram a força de mastigação pois preservam as estruturas faciais 

Os implantes dentários ajudam seu sorriso pois aumenta sua autoconfiança se sentindo mais feliz e a vontade 

Os implantes dentários ajudam a articulações temporo mandibular pois pode dar maior estabilidade ao mastigar 

2.Pode haver rejeição dos implantes dentários? 

Isto e mito, eles são inertes ao osso, o que pode ocorrer são problemas com a cirurgia do implante, como erro de planejamento e ou execução com o pós operatório. 

Quando o implante dentário fio instalado a muito tempo, ou seja, já está osteo integrado pode sofrer problemas como: higiene oral inadequada, trauma no dente pós movimentação por mudança na mordedura do paciente, bruxismo, falta de acompanhamento odontológico. 

3.Existe limite de idade para a colocação de um implante odontológico? 

O limite para criança pode ser de 17 a 18 anos depende do sexo e do resultado da tomografia. Já no adulto, não tem idade o fator limitante vai depender do risco médico. 

4.O que é implante sem corte? 

E uma técnica conhecida como cirurgia guiada em implantodontia, é um método minimamente invasivo de implantes dentários que usa um guia cirúrgico feito em com planejamento virtual onde vão fixar este guia na boca do paciente nós locais certos que vai fazer a perfuração para a instalação do implante, sem a incisão (por isso chamado sem corte) dos locais, assim não necessitando da incisão, instala-se o guia e perfura-se com a broca guia e depois vão fresando até o número certo para instalar o implante. 

4.Dói colocar implante dentário?  

A resposta e não. Pois o paciente vai estar devidamente anestesiado e com toda a medicação pré-cirúrgica adequada, na mão de um profissional experiente e com os cuidados necessários e respeitando da anatomia. 

5.Qual é o preço de um implante dentário?  

O valor do implante dentário e muito diferente pois depende de vários fatores como Marca do implante, forma do implante, tipo de encaixe do implante dentário, a existência ou não de osso para a fixação do implante, se o implante e na região anterior ou posterior, se vai precisar fazer enxerto ou não para a colocação do implante .Vamos ter valores de 1.500,00reais a 3.500,00 

6.Qual a diferença entre implante e carga imediata?

O princípio da técnica consiste na colocação da prótese sobre o implante recém instalado sem haver a óssea integração (colagem no osso) o processo e feito. Avaliando vários fatores que hoje pode em muitos casos serem executados com grande sucesso. 

7. Qual a diferença entre protocolo de implantes dentários de carga imediata ou não:  

Está sendo muito usado o protocolo de carga imediata de implantes dentários e está tendo muito sucesso em relação a técnica sem carga, coloca se a carga em um prazo máximo de 72 horas após a intervenção cirúrgica (ou seja, faz se os implantes e coloca se a dentadura em cima dos implantes até 72 horas após a cirurgia) e orienta o paciente ao uso, o paciente sai reabilitado. Antigamente demorava de 6 meses a 1 ano. 

Todos os direitos reservados